Governo nomeia 85 agentes penitenciários nesta quarta-feira

O Governo de MS publicou nesta quarta-feira, 31, a nomeação de 85 servidores aprovados no último concurso público para os cargos de agentes penitenciários. A administração estadual se comprometeu com Sinsap-MS, durante reunião em outubro de 2017, que chamaria os novos servidores em janeiro deste ano.

" Em outubro estivemos reunidos com o Governo do Estado, que se comprometeu em nomear 85 servidores neste mês de janeiro. Como o Estado tem cumprido com os acordos firmados com o Sinsap-MS, como foi a publicação da contagem de tempo dos servidores para a reposição no plano de cargos e carreiras, publicou nomeação ainda no mês de janeiro", afirma o presidente do Sinsap-MS, André Santiago.

O Sinsap-MS tem lutado para que o Governo de MS aumente o quadro de agentes penitenciários de MS. Essa nomeação atenderá a um antigo acordo em que seria realizada a contratação de 435 novos agentes, mas apenas 344 haviam sido chamados.

A luta da classe em buscar que a administração contrate novos agentes é para diminuir a grande demanda. O Estado conta hoje com 1,6 mil agentes para massa carcerária de mais de 15 mil detentos. O número considerado ideal pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, seria 3.290 servidores, pois, assim, seria um servidor para 19 presos. Hoje são 56 encarcerados para cada funcionário responsável por custodiá-los.

Já em tratativas com o Governo, apresentamos um cenário de aproximadamente 150 servidores com direito de aposentadoria, desvios de função, exonerações e aumento da massa carcerária, solicitamos um novo curso de formação para suprir a realidade acima mencionada.