Futuros servidores iniciam curso de formação para agentes penitenciários

Nesta segunda-feira (10) aconteceu a primeira etapa de formação dos 560 novos servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). O Curso e mais uma fase do concurso, com caráter classificatório e eliminatório. Nesta primeira etapa, cerca de 280 alunos serão capacitados. A partir do dia 22 de outubro, tera início as aulas para a segunda turma com outros 280 participantes previstos, aprovados nas fases anteriores.

Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, a intenção é que a nomeação comece a acontecer já nos primeiros meses do próximo ano e que os novos servidores possibilitem a ativação da nova unidade prisional da Gameleira, cujas obras estão previstas para serem concluídas entre dezembro e janeiro próximos.

 

Entretanto o presidente do Sinsap, André Luiz Santiago, ressalta que a contratação dos novos servidores ainda não é o suficiente para assumir mais unidades. “Há um deficit de 100% no número de agentes penitenciários, que precisaria dobrar e chegar a 3,3 mil para que o índice de cinco detentos para cada profissional seja alcançado. A evasão na categoria é muito grande, e mesmo contratando esses o quadro funcional não altera muito, sendo assim, considerando que o governo pretende assumir novas unidades a precarização de mão de obra humana nas unidades será maior ainda”, esclarece Santiago.


Os alunos terão aulas nos períodos matutino, vespertino e noturno. Após a fase teórica, serão direcionados para atividades práticas, com o estágio supervisionado.