Agentes penitenciários vão à justiça por melhores condições de trabalho

O presidente do Sinsap-MS (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul), André Santiago passou o dia de ontem visitando entidades de Dourados para buscar apoio às reivindicações do Sindicato. O juiz da 3º Vara Criminal, César de Souza Lima, foi informado sobre a situação. Ele fará uma análise nos documentos entregues pelo sindicato.

O objetivo é acertar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para garantir que sejam tomadas as providências necessárias. Em reunião que aconteceu na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), com a presença do presidente, Antônio Nogueira; Santiago ressaltou que não se trata de reivindicações que dizem respeito apenas à categoria dos agentes penitenciários.

“O que deve ser deixado claro, é o que o servidor penitenciário quer garantir para a sociedade que o trabalho que ele presta seja feito da melhor forma possível. Porque quem paga pela mazela do sistema penitenciário é a própria sociedade”, afirma o presidente do Sinsap-MS. Ele espera o apoio da classe empresarial de Dourados, já que para ele a situação acaba facilitando mais assaltos.

Uma reunião está marcada para acontecer hoje na Câmara Municipal de Dourados entre representantes do sindicado dos agentes penitenciários e os vereadores. Uma das reivindicações da categoria é para que não aconteça à mudança do semiaberto de Dourados, como está previsto para acontecer este ano. “O servidor não é contra a transferência do semiaberto do centro da cidade para a área rural, mas eles vieram até mim para solicitar o mínimo de condição de trabalho. Uma nova estrutura sem capacidade funcional, não oferece condições para manter a segurança no local”, explica.

Ele disse que apenas cinco agentes penitenciários por turno trabalham no semiaberto de Dourados, quando a quantidade ideal de agentes é de pelo menos 14 servidores. “A parte funcional é crucial, pois é ela que realiza do trabalho de ressocialização, ela que garante a saúde do preso. Ela que garante a educação. Como que cinco servidores vão garantir a segurança de professores dentro do semiaberto?”, enfatizou o presidente.

Fonte: Diário MS

Fonte: Diário MS-Wender Carbonari


GALERIA

21 Set 2017
Assembleia e mobilização

Assembleia e mobilização

VÍDEOS

10 Nov 2021
Polícia Penal

ENQUETE

Quais as maiores dificuldades no seu dia a dia enquanto profissional?...




      Resultado