Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de MS



Após intensas lutas, governo publica ampliação de 500 vagas para Agentes


Karen Andrielly
09 Jul 2018

Após intensas lutas, governo publica ampliação de 500 vagas para Agentes

O governo do Estado, publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (9), a ampliação de 500 vagas no concurso de provas e títulos para provimento do cargo de Agente Penitenciário, da Agência Estadual do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen).

 

A lista com os 500 candidatos habilitados, que serão divididos em duas turmas, está prevista para ser publicada na sexta (13) no DOE. São 351 vagas para a área de Segurança e Custódia, cinco vagas para área de Administração e Finanças com habilitação em Administração, duas vagas para habilitação em Ciência Contábeis, uma vaga para ária de Tecnologia em Processamento de Dados e 92 vagas para graduação em nível superior. Na área de Assistência e Perícia são 22 vagas para habilitação em psicologia, oito vagas para Serviço Social e 19 vagas para habilitação em Direito.

 

O certame foi realizado em 2016. Finalizadas todas as etapas do processo seletivo, 438 novos servidores foram convocados e já atuam no sistema penitenciário em Mato Grosso do Sul, sendo que cerca de 1,2 mil ficaram remanescentes o que se tornou uma prioridade para o Sindicato a convocação desses aprovados, já que desde o princípio a demanda apresentada pelo sindicado era de 1,7 servidores para poder amenizar a situação, entretanto na época o governo apresentou estudo e disse que só poderia convocar os 438, desta forma falta de servidores continuou sendo um grande problema para categoria.

“Mesmo com a convocação dos servidores a falta de agentes continua sendo um problema crônico, já que nesse meio tempo muitos se aposentaram, estão afastados ou até mesmo pediram exoneração, o que torna a situação tão ou até mais caótica que antes, por isso o Sindicato realizou diversas reuniões com os representantes do governo no intuito de garantir que esses outros candidatos também fossem convocados, nesta luta a participação da comissão dos remanescentes foi primordial para unir forças e alcançar o objetivo”, destaca o presidente do Sinsap, André Luiz Santiago.

 

Em Mato Grosso do Sul a massa carcerária é de aproximadamente 17 mil presos, para 1,6 servidores, sendo que apenas 800 são no setor de segurança e custódia, sendo assim cada servidor é responsável por 47 internos, dependendo da realidade do presídio esse número pode até mesmo dobrar. Entretanto, a Organização das Nações Unidas- ONU e o Conselho de Politica Criminal e Penitenciária determina que cada servidor deve ser responsável por cinco detentos. Desta forma vale ressaltar que o Sistema Penitenciário do Estado têm um défict de 11 mil servidores.

 

 

 

 


Fonte: DOE/MS

Imprimir Página








Galeria de Imagens
Mural de Recados
Mais Recados


Enquete

Quais as maiores dificuldades no seu dia a dia enquanto profissional?...






      Resultado
Rua Vicentina Coelho Neto, S/N, Quadra 24, Lote 25
Bairro: Vivendas do Parque (Saída para Três Lagoas) - CEP: 79.044-172 / Campo Grande /MS
67 3325-2401
67 3325-2291