Após proliferação do coronavírus, Agepen suspende visitas presenciais em todos presídios de regime fechado de MS



Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (11), a suspensão das visitas presenciais em todos os estabelecimentos penais de regime fechado de MS até o dia 31 de janeiro.

Para o SINSAP/MS, a medida foi adotada de forma tardia, pois em muitas unidades o vírus já está sem controle. Apenas o Estabelecimento Penal Masculino de Ponta Porã já teve 158 casos confirmados de Coronavírus.

Desde o início da pandemia, o SINSAP/MS tem alertado às autoridades sobre o risco de contaminação generalizada nas unidades prisionais do Estado. O Sindicato vinha solicitando a suspensão das visitas, como uma das medidas de prevenção ao COVID-19. Em dezembro, o SINSAP/MS impetrou mandado de segurança para a suspensão das visitas presenciais aos presídios durante a pandemia do COVID-19.

Os próprios relatórios divulgados pela AGEPN-MS vinham demonstrando o crescimento vertiginoso de casos de contaminados.

“A prevenção é a melhor forma de combater o coronavírus. É lamentável que a AGEPEN-MS tenha esperado chegar a esse ponto para suspender as visitas”, declara o presidente do SINSAP/MS, André Santiago.

O SINSAP/MS ainda irá solicitar a suspensão as atividades dos setores de trabalho e as rotinas dentro das unidades, como mais uma forma de prevenção.

Desde março de 2020, o Estado do Mato Grosso do Sul havia suspendido as visitas presenciais nas Unidades Prisionais do Estado, em razão da pandemia do COVID-19. Contudo, em novembro, a AGEPEN/MS determinou a retomada das visitas presenciais, o que coloca em risco a saúde e a vida dos policiais penais estaduais e também dos internos. Na época o SINSAP-MS formalizou pedido de suspensão das visitas, mas o pedido não foi acatado.

Fonte: assessoria


GALERIA

21 Set 2017
Assembleia e mobilização

Assembleia e mobilização

VÍDEOS

10 Nov 2021
Polícia Penal

ENQUETE

Quais as maiores dificuldades no seu dia a dia enquanto profissional?...




      Resultado