Atendendo reivindicação da categoria, governo nomeia pela primeira vez servidor de carreira para direção da Agepen

Nesta sexta-feira (10) o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial a nomeação do novo diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). Conforme a publicação, o agente penitenciário de carreira Aud de Oliveira Chaves passou a responder pela pasta a partir de hoje, exercendo o cargo em comissão de Direção Superior e Assessoramento, símbolo DGA-1. O novo dirigente assume em substituição ao juiz aposentado Ailton Stropa Garcia, que respondia pela direção da Agepen desde abril de 2015.

Vale ressaltar a autonomia da Agepen é a principal demanda da categoria. Em sua primeira reunião com o governo o Sinsap apresentou ao governador Reinaldo Azambuja a reivindicação da classe. Na ocasião o governador se comprometeu com o Sindicato em atender a solicitação, entretanto um tempo depois nomeou o então juiz Ailton Stroppa para ocupar a pasta em caráter transitório, com o compromisso que o próximo a comandar a Instituição seria um agente penitenciário.  

 “Além de ser um marco para nossa categoria é uma das bandeiras desta gestão sindical. Pois acreditamos que somente quem conhece a realidade do Sistema e os anseios da classe é capaz de se empenhar para solucionar os problemas. Desejamos que ele tenha uma boa gestão , para que desta forma ele seja o primeiro de muitos outros servidores de carreira a ocupar este cargo”, destacou o presidente do Sinsap, André Luiz Santiago.

Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, a medida visa servir como um período de avaliação para que se transforme em uma nomeação permanente. “A indicação de um servidor de carreira era uma reivindicação antiga que decidimos atender, e agora iremos avaliar essa transição, que é uma novidade no sistema prisional, para, quem sabe, possa se tornar uma prática quando forem necessárias as próximas substituições”, declarou.

O sindicato espera que seja implementada uma legislação especifica para assegurar que a titularidade do cargo de presidente da Agepen  seja especifica de servidor de carreira.

Aud de Oliveira Chaves é servidor da Agepen desde 1999, ingressou na carreira de agente penitenciário no ano de 2001, através de concurso público, na área de Segurança e Custódia. Formado em Tecnólogo de Segurança no Trabalho, possui especialização em Gestão Penitenciária e Gerenciamento de Crises, além de ter participado de diversos cursos de aperfeiçoamento na área penitenciária.

Em 17 anos, o agente penitenciário Aud de Oliveira Chaves já atuou como chefe de equipe de plantão e em chefias de Disciplina e de Segurança, além de ter sido por cerca de quatro anos diretor-adjunto do Instituto Penal de Campo Grande, presídio onde respondeu também pela direção, em caráter de substituição legal. Respondeu, ainda, como chefe do Setor de Transportes da Agepen, função que ocupa até sua nomeação como diretor-presidente da Agepen.

Fonte: Ascom Sinsap


GALERIA

21 Set 2017
Assembleia e mobilização

Assembleia e mobilização

VÍDEOS

10 Nov 2021
Polícia Penal

ENQUETE

Quais as maiores dificuldades no seu dia a dia enquanto profissional?...




      Resultado