O Presidente da Câmara dos Deputados Federais, Deputado Federal Michel Temer (PMDB), reuniu-se na terça-feira, 25 de agosto de 2009, com Representantes Sindicais dos Servidores Penitenciários dos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Amapá, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e do Distrito Federal.
O tema do encontro foi a PEC 308/2004 apresentada ao Presidente da Câmara pelo Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Relator da PEC que cria a Polícia Penal. Também estiveram presentes no encontro os Deputados Federais Valtenir Pereira (PSB-MT) e Fátima Pelaes (PMDB-AP).
Os representantes dos Servidores Penitenciários de todo o País estão se reunindo continuamente com as lideranças partidárias em Brasília, com o intuito de conseguir colocar a PEC 308/2004 na pauta de votação ainda este ano.
Os Dirigentes Sindicais saíram do encontro com boas perspectivas. Michel Temer comprometeu-se em colocar o projeto na pauta de votação provavelmente em outubro ou novembro.
O encontro iniciou-se com a apresentação da Proposta de Emenda Constitucional, feita pelo Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá. Ele explicou a importância da criação da Polícia Penal para a Segurança Pública e defendeu que a proposta tem que ser aprovada o quanto antes.
O Deputado Federal Valtenir Pereira lembrou que "os agentes penitenciários precisam ter o poder de polícia. É importante que eles tenham, no âmbito das suas atribuições, dentro do Sistema Penitenciário, os mesmos atributos e as mesmas competências de um policial”.
Michel Temer também orientou os sindicalistas sobre quais caminhos devam ser percorridos para que consigam êxito na votação. Ele parabenizou a estratégia e orientou a continuar procurando as lideranças dos partidos, conversando sobre a importância do projeto e conseguindo mais adesões políticas, para que a votação seja tranqüila e vitoriosa.
Nesta quarta-feira, 26/08/09, os dirigentes sindicais reuniram-se com os Deputados Federais Henrique Fontana (PT-RS), Líder do Governo na Câmara, Dagoberto Nogueira (PDT-MS), Líder do Partido na Câmara, Valdemir Moka (PMDB-MS), Geraldo Rezende (PMDB-MS), Vander Loubet (PT-MS), Vicentinho (PT-SP) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Líder do Partido na Câmara. Todos garantiram o total apoio ao projeto. A idéia é que os dirigentes sindicais comprometidos com a aprovação da Polícia Penal continuem marcando reuniões com todas as lideranças políticas.
GALERIA
Assembleia e mobilização
VÍDEOS
ENQUETE