Diretoria do Sinsap reuni-se com Agepen para cobrar demandas

Nesta segunda-feira (5) a diretoria do Sinsap, reuniu-se com o diretor-presidente da Agepen Aud de Oliveira Chaves, para tratar de algumas demandas da categoria, entre elas a convocação dos demais concursados.

Na ocasião o presidente do Sinsap, André Luiz Santiago falou sobre a enorme dificuldade para operacionalizar eficazmente o Sistema Penal, sobretudo, em razão da complexidade dos problemas e principalmente a falta de servidor. Santiago, falou ainda sobre a parceria firmada entre a Agepen e o Tribunal de Justiça, com um termo de cooperação técnica, em que faz com que o agente penitenciário desenvolva as atribuições de servidores do judiciário, o que tornou mais grave a situação. “Essa nova demanda laborativa, em completo desacordo com as atribuições especificadas em nossa carreira, ocasiona uma sobrecarga excessiva aos servidores penitenciários, que por conta do nosso persistente déficit, encontram dificuldades para vencer a enorme carga diária de trabalho”, comentou. Considerando essa situação, o Sindicato solicitou que a Agepen não renove o termo de cooperação, já que não foi percebido nenhum beneficio para classe.

 

Dentro da mesma conjuntura outro fator que foi questionado foi o fato do expressivo número de servidores atuando em desvio de função, o que contribui ainda mais para a falta de agentes, já que essa medida usada indiscriminadamente pelos nossos gestores ocasionam insatisfação ao retirar da atividade fim uma expressiva parcela do quadro funcional e tem como resultado à sobrecarga em setores estratégicos, fundamentais para garantir a eficacia de nossas funções. “Por isso o Sindicato acredita que o carreto seria abolir essa prática, vedada e reprovada inclusive pela lei 4490 que organiza a nossa carreira”, afirma o presidente.


Durante a reunião, o Sinsap cobrou ainda a convocação dos demais aprovados e destacou o fato de que os critérios de convocação respeite rigorosamente a ordem de classificação, garantindo o direito aos que obtiveram melhor pontuação. “Esse fracionamento na convocação dos candidatos pode prejudica-los na escolha do melhor local de lotação. O que sugerimos, até mesmo para evitar futuros questionamentos judiciais é que a Agepen ofereça aos primeiros empossados,  a oportunidade de se manifestarem sobre o interesse de ocuparem as novas vagas que serão disponibilizadas”, destacou André Santiago.

O diretor-presidente da Agepen, disse que irá estudar as reivindicações apresentadas pelo Sindicato e diante mão informou que foi encaminhado ao governo um ofício solicitando que seja convocado mais dez servidores, já que na primeira turma nomeada, dez candidatos não se apresentaram não sendo possível assim atingir o quantitativo do edital.

 

O Sinsap irá protocolizar um ofício pedindo uma reunião com o governo para estabelecer data para a convocação dos demais aprovados para alcançar os 438 do edital.  

Fonte: Ascom Sinsap


GALERIA

21 Set 2017
Assembleia e mobilização

Assembleia e mobilização

VÍDEOS

10 Nov 2021
Polícia Penal

ENQUETE

Quais as maiores dificuldades no seu dia a dia enquanto profissional?...




      Resultado