Governo deverá nomear mais 130 agentes penitenciários

O presidente do SINSAP/MS, André Santiago, esteve reunido na tarde desta sexta-feira (22) com o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Videira, que garantiu que o Governo do Estado dará posse a mais 130 agentes penitenciários aprovados no último concurso, até fevereiro de 2020. Em outubro foram chamados para tomar posse cerca de 200 agentes penitenciários.

Inicialmente o Governo pretendia chamar 100 novos agentes para assumir as escoltas e muralhas do complexo penitenciário de Campo Grande. Mas após analisar os argumentos do sindicato, obteve-se avanços nas negociações e até o momento, o governo resolveu ampliar este número para 130.

Os 130 novos agentes penitenciários serão convocados para suprirem parte da demanda de escoltas e segurança das muralhas do Complexo Penitenciário de Campo Grande. O Governo do Estado instaurou uma comissão de planejamento para realizar um estudo que avaliará a demanda de agentes necessários para ocupar tais atribuições. O estudo deve ser apresentado em 45 dias. “O Governo vê com bons olhos a efetivação da Polícia Penal em MS, pois assim, a Polícia Militar pode ficar focada na sua atividade fim”, declara o secretário, Antônio Carlos Videira.

As convocações e a ocupação dos agentes penitenciários nas escoltas e muralhas atendem às solicitações antigas da categoria (entre elas a autonomia), que também estão contempladas na PEC 372/17 que cria a Polícia Penal que foi aprovada recentemente. A garantia das nomeações veio após mais de seis meses de tratativas entre o SINSAP/MS e a administração do Estado.

O Sindicato busca despertar a atenção da administração para que todos os agentes penitenciários em atividade, hoje, no sistema penitenciário também sejam capacitados. Assim, os responsáveis por cada presídio terão todos os agentes disponíveis para assumir a função. A entidade sindical, ainda solicita os recursos necessários para que os agentes possam cumprir bem o seu papel.

“O Intuito da Secretaria é capacitar todos os agentes para atuar na gestão completa do sistema penitenciário desde custódia, muralha e escolta de forma que gradativamente os agentes administrem totalmente o Sistema”. Enfatiza Delegado Videira.

Outro ponto que têm sido pauta frequente entre o SINSAP/MS e o Estado é o Presídio da Gameleira, que será inaugurado nesta terça-feira (26 de novembro). A SEJUSP ainda garantiu que outra unidade da Gameleira (603 B) deve ficar pronta no primeiro trimestre de 2020, aumentando a demanda por servidores. O Sindicato tem destacado a importância de sejam nomeados todos os convocados que já passaram pelo curso de formação e aguardam a nomeação, além de chamar mais uma turma para a capacitação.

Fonte: ascom


GALERIA

21 Set 2017
Assembleia e mobilização

Assembleia e mobilização

VÍDEOS

10 Nov 2021
Polícia Penal

ENQUETE

Quais as maiores dificuldades no seu dia a dia enquanto profissional?...




      Resultado