Policiais Penais de MS realizam manifestações por regulamentação e valorização

O Sindicato dos Policiais Penais de Mato Grosso do Sul (SINSAPP/MS) liderou, nesta quarta-feira (4), manifestações em todo o estado, com atos realizados em frente às sedes das unidades prisionais em diversos municípios. Em Campo Grande, o movimento teve início na sede da Agepen e seguiu até a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), onde os servidores buscaram o apoio dos deputados estaduais.
 
A mobilização ocorre em um momento simbólico, no Dia do Policial Penal, e é uma resposta à falta de regulamentação da categoria, criada pela Constituição Federal em 2019. Mesmo após cinco anos, Mato Grosso do Sul ainda não possui uma legislação específica para a atuação dos policiais penais, apesar de o Sinsapp/MS ter apresentado uma proposta formal há dois anos.
 
Na ALEMS, diversos parlamentares manifestaram apoio à causa dos policiais penais. Entre eles, os deputados Júnior Mochi, Pedro Kemp, Gleice Jane, Professor Rinaldo Modesto, Zeca, Cel Davi, Caravina e Paulo Duarte. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, também colocou a Casa à disposição da categoria e informou que o tema será analisado pela Comissão de Segurança Pública. Ele destacou que não será possível criar uma nova comissão para tratar exclusivamente da questão.
 
Os policiais penais reivindicam a regulamentação da categoria, com a garantia de direitos como promoção automática, equiparação salarial às outras forças de segurança. Além de melhores condições de trabalho, visto que apenas 1.800 servidores atendem uma população carcerária de 21.000  detentos.
 
O presidente do Sinsapp/MS, André Santiago, destacou que a sobrecarga de trabalho tem levado ao adoecimento dos servidores, que frequentemente realizam até 60 horas extras mensais para manter as atividades do sistema prisional em funcionamento.
 
As manifestações estão sendo realizadas simultaneamente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul que possuem unidades prisionais, reforçando a união e determinação da categoria. O movimento seguirá até o dia 9.
Fonte: Assessoria


GALERIA

21 Set 2017
Assembleia e mobilização

Assembleia e mobilização

VÍDEOS

10 Nov 2021
Polícia Penal

ENQUETE

Quais as maiores dificuldades no seu dia a dia enquanto profissional?...




      Resultado