SINSAP/MS solicita providências da SEJUSP/MS para segurança nas unidades

Preocupado com a atual situação do sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul e com a chegada dos meses mais críticos para as unidades prisionais (dezembro e janeiro), em que historicamente aumentam as fugas e tentativas de fuga dos estabelecimentos penais, o SINSAP/MS protocolou ofício junto a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, nessa segunda-feira (7), solicitando providências quanto a segurança dos presídios.

O SINSAP/MS alerta no documento que a ausência da Polícia Militar nas guaritas, torres e muralhas das unidades prisionais, sempre foi uma das dificuldades encontradas no sistema prisional, que se agravou com a PEC que cria a Polícia Penal, pois, apesar de não ter sido regulamentada ainda em Mato Grosso do Sul, houve retirada de efetivo de policiais militares para que agentes penitenciários assumissem as novas responsabilidades e atribuições, sem o devido treinamento.

Essa mudança abrupta e sem planejamento estratégico sempre foi criticada pelo SINSAP/MS, que defende a capacitação dos servidores para a ocupação dos postos. O resultado, como previsto pelo Sindicato, se confirmou a fuga de detentos no Estado.

No ofício, o Sindicato solicita que os erros sejam corrigidos o mais breve possível, tendo em vista a chegada dos meses críticos para o sistema prisional.

Fonte: assessoria


GALERIA

21 Set 2017
Assembleia e mobilização

Assembleia e mobilização

VÍDEOS

10 Nov 2021
Polícia Penal

ENQUETE

Quais as maiores dificuldades no seu dia a dia enquanto profissional?...




      Resultado