Nesta segunda-feira (17), o SINSAPP/MS realizou uma reunião na sede da Agepen para discutir demandas apresentadas pela categoria. Um dos principais assuntos tratados foi o projeto apresentado pelo Sindicato que busca garantir aos policiais penais aposentados o direito ao porte institucional de arma de fogo, por meio da capacitação em armamento e tiro.
O SINSAPP/MS defende que, mesmo inativos, esses profissionais continuam expostos a riscos relacionados às funções que exerceram, o que afeta também suas famílias. A Agepen informou que também já está adotando medidas para garantir esse direito aos aposentados e que até mesmo consultou a PGE (Procuradoria Geral do Estado) que manifestou parecer favorável à medida, até mesmo com a possibilidade de cautela de armamento institucional. A ideia é que os aposentados participem gratuitamente de curso oferecido em parceria com a ESPEN – Escola Penitenciária e com a AGEPEN/MS.
Durante a reunião, o SINSAPP/MS ainda aproveitou para buscar informações sobre os encaminhamentos da AGEPEN junto a SAD/MS a respeito da estruturação da Polícia Penal em Mato Grosso do Sul. O objetivo foi avaliar se tiveram avanços na proposta entre os responsáveis pelas pastas de gestão do Governo do Estado, pois o SINSAPP/MS terá reunião em breve com a SAD para tratar dessa pauta considerada estratégica para fortalecer a carreira e assegurar melhores condições de atuação.
O sindicato ainda tratou sobre a corrida de rua da Polícia Penal, que é uma forma de valorizar a categoria e lembrar a sociedade da importância da polícia penal. A iniciativa promove integração, incentiva a prática esportiva e reforça à sociedade a relevância institucional da categoria.
Fonte: Assessoria