Brasília (DF) - A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ) está com inscrições abertas até 10 de maio para os concursos de cartazes, fotografias, vídeos, música e monografia com o tema A Educação na Prevenção ao Uso de Drogas.
Cartazes
Na categoria Cartazes, podem participar alunos que estejam devidamente matriculados e cursando o 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, em escolas públicas ou privadas de todo o país. Serão premiados os 1°, 2° e 3° colocados por região brasileira (Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul, Sudeste). O objetivo do concurso é incentivar a discussão sobre a questão das drogas relacionada ao ambiente escolar.
Fotografia
A categoria Fotografia é aberta a profissionais e amadores, que disputam um único prêmio por região nacional (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul, Sudeste). A intenção da Senad/MJ é motivar a reflexão sobre a prevenção do uso de drogas, por meio da linguagem visual.
Música
Na categoria Jingle, serão premiadas as melhores composições de músicos profissionais ou amadores em cada Região do país.
Vídeo
A categoria Vídeos é especial para alunos que estejam devidamente matriculados e cursando o 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, em escolas públicas ou privadas de todo o país. O concurso, que tem também como objetivo incentivar a reflexão e a discussão sobre a questão das drogas no ambiente escolar, premiará o 1º lugar de cada Região.
Monografia
Na categoria Monografia, podem participar estudantes universitários devidamente matriculados em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Serão premiados os três melhores trabalhos em nível nacional. O concurso busca o envolvimento da comunidade acadêmica, em especial os alunos de graduação em ações relacionadas à prevenção do uso de drogas. O tema central é “Drogas e Direitos Humanos”.
Os regulamentos do concursos estão disponíveis nos siteswww.senad.gov.br e www.obid.senad.gov.br.
Com informações do Ministério da Justiça (MJ).
Fonte: Diretoria de Comunicação / SINSAP/MS