Após motim em Cassilândia, SINSAP/MS alerta autoridades sobre situação da PED, em Dourados

Após o motim ocorrido no estabelecimento prisional de Cassilândia, na semana passada, o SINSAP/MS visitou a PED (Presídio Estadual de Dourados), o maior do Estado, e alerta as autoridades sobre a situação do local.
 
Em Cassilândia, a média de presos para cada policial penal que atua no serviço interno - ou seja, diretamente com os detentos - era de 45,2 detentos para cada servidor. Em Dourados, a média é de 167,2 presos por policial penal de plantão.
 
“A situação é insustentável. Se em uma unidade bem menor, tivemos um motim, imagine o que pode ocorrer em Dourados. Além de ser a maior unidade prisional do Estado, a média de presos para cada servidor de plantão é quase 4 vezes maior do que a de Cassilândia”, afirmou o presidente do SINSAP/MS, André Santiago.
 
Durante a visita à PED, Santiago lembrou que, com a criação da Polícia Penal, novas atribuições foram destinadas aos policiais penais, como responsabilidade pelas torres de segurança, escolta de presos entre unidades e custódia hospitalar. “Isso fez com que o efetivo dentro da unidade ficasse ainda mais escasso, fragilizando a segurança interna, que é justamente a que atua frente a frente com o detento”, pontuou.
 
TRANSPORTE
 
Na visita do SINSAP/MS à unidade, os servidores reivindicaram a disponibilização de transporte entre o centro de Dourados e a PED, distante 15 km da região central por parte da Agepen.
 
Os servidores já solicitaram o transporte diretamente à Agepen, mas não obtiveram resposta. O Sindicato, há dois anos, também tem feito a mesma solicitação. A proposta é que o transporte saia diariamente da região central de Dourados e faça três paradas.
 
“A PED é um complexo e fica na região rural. O SINSAP/MS vai continuar buscando uma solução para esta demanda. Anteriormente, já houve a disponibilização do transporte para os servidores. Agora, vamos reiterar esta solicitação para a nova gestão, já que o transporte vai beneficiar servidores do semi-aberto, GEP, COPE e da PED", disse André Santiago.
Fonte: Comunic.Ativa Assessoria de Imprensa


GALERIA

21 Set 2017
Assembleia e mobilização

Assembleia e mobilização

VÍDEOS

10 Nov 2021
Polícia Penal

ENQUETE

Quais as maiores dificuldades no seu dia a dia enquanto profissional?...




      Resultado