Campo Grande (MS) – A agente penitenciária da área de Segurança e Custódia Eli Narciso da Silva Torres, lotada no Instituto Penal de Campo Grande, participa de 23 a 26 de julho do XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (Endipe), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Eli vai coordenar a mesa de discussões sobre “As políticas educacionais e a igualdade de oportunidades a partir da garantia do direito a escola para todos no Brasil”. A discussão será encaminhada a partir do artigo científico “O direito à educação e as interfaces do currículo para uma escola atrás das grades no MS”, produzido pela agente penitenciária, que também estará inserido nas publicações do XV Endipe.
Segundo Eli, o artigo surgiu diante da necessidade de aprofundar os estudos acerca do modelo educacional desenvolvido para atender os alunos recolhidos em prisões e ofertado pelo Programa de Educação de Jovens e Adultos para Unidades Prisionais de Mato Grosso do Sul (EJA/MS). “A perspectiva do texto é contextualizar o debate sobre a oferta de escolarização em prisões, vislumbrando as discussões teóricas sobre a formação educacional a partir dos processos históricos de socialização pautados pela sociologia da educação”, explica a autora.
O ENDIPE é, hoje, o maior evento acadêmico na área da Educação, uma vez que, em seus últimos encontros, tem contado com mais de quatro mil participantes. O ENDIPE ocorre de dois em dois anos, em diferentes Estados e é organizado por Instituições de Ensino Superior que, na assembléia final de cada encontro, se apresentam como proponentes para sediar o próximo evento.
A finalidade do ENDIPE é socializar os resultados de estudos, pesquisas e práticas. Constitui-se, portanto, em um espaço privilegiado de trocas de experiências, de articulação de grupos, de questionamentos, de novas idéias e de novas reflexões.
O Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) é um evento científico, internacional, no campo educacional, que congrega pesquisadores e profissionais da educação que trabalham com questões relacionadas a temática da formação docente, do ensino das diferentes disciplinas e do currículo. Esses profissionais são, em sua maioria, docentes e discentes que atuam nos programas de Pós-graduação em Educação, nas Faculdades de Educação em vários países. (Keila Terezinha Rodrigues de Oliveira / Foto: Divulgação / AGEPEN/MS)
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA / AGEPEN/MS