Nas mãos do servidor penitenciário está a responsabilidade de proporcionar ao ser humano privado de liberdade a oportunidade de cumprimento de sua pena e tornar-se melhor.
Em suas mãos, a oportunidade de através de sua postura e conduta, convencer quem está do lado de lá das grades que sempre vale a pena.
Em suas mãos, o desafio antológico de em um cenário que tem como pano de fundo a violência sob todas as formas, não endurecer jamais o seu coração e sempre se indignar com essa violência que quer seduzi-lo.
Em suas mãos, o compromisso de ressocializar num contexto multiprofissional, resgatando valores que a marginalidade assassinou.
Você é um instrumento nas mãos do Criador, que em você se revela nos recados mais simples, no exemplo de honestidade, desempenhando suas funções no anonimato, muitas vezes em sofrimento.
Porém, o fato de saber quem você é deve orgulhá-lo da sua profissão, de sua missão.
Esmere-se nos resultados do seu trabalho, mesmo que apenas um indivíduo se recupere. Você tem valor, você lutou para estar onde está. Você foi aprovado em concurso, a vaga é sua. Seja grato a Deus pelo seu trabalho.
Aplaudimos a você que nas noites adentro vê a vida passar, sem quase nada deixar. Mas o amanhã lhe alcança e você tem para onde voltar, renovar as forças e recomeçar.
Por Maria Roseneusa Santos Oliveira, Chefe do Núcleo de Apoio ao Servidor da Agepen. (Fonte: Assessoria/Agepen/MS)
Fonte: SINSAP/MS