Tempo de agir e tempo de agradecer. Essa foi a mensagem do culto ecumênico realizado, nesta quinta-feira, às 9h, pelo Sinsap/MS e a Agepen/MS, com as presenças do arcebispo de Campo Grande, dom Dimas Lara Barbosa e o pastor da igreja Batista, José Renato Fernandes Gondim. Servidores do Sistema Penitenciário compareceram, na Agepen, para lembrar a memória do agente Carlos Augusto Queiroz de Mendonça e de todos os funcionários da autarquia já falecidos.
O presidente do Sinsap, André Santiago, se emocionou ao lembrar o amigo, vítima da violência que acabou por tirar-lhe a vida. “Não quero nunca mais ter que ver aquela cena.” Santiago também frisou que o sentimento de perda deve alimentar o sonho. “Ao relembrarmos a morte do nosso colega de trabalho, o sentimento de impotência, dor e saudade, não pode suplantar o desejo de construirmos um novo Sistema Penitenciário.”
Para o diretor da Agepen, Ailton Stropa, a realização deste sonho é uma grande tarefa. “O Brasil inteiro está com o sistema carcerário comprometido e no estado de Mato Grosso do Sul não é diferente.” Stropa comentou que algumas ações têm prazos diferentes e que precisam ser levados em conta. “A Agepen tem trabalhado para conseguir a estrutura, o número de servidores adequados e o número de vagas para que esse momento delicado da instituição possa ser superado. Algumas coisas a gente pode fazer em curto prazo, outras demandam mais tempo.”
O arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, citou trecho do evangelho de João que narra a ressurreição de Lázaro. “Jesus, diante do túmulo do seu amigo, chorou. Ele não é insensível às nossas vicissitudes, aos nossos sofrimentos.” Já o pastor da igreja Batista, José Renato Fernandes Gondim, ressaltou a palavra de Deus que ensina “mesmo nos momentos difíceis, você tem que agradecer porque há algo de bom naquilo que parece ser difícil”.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Cristina LivramentoGALERIA
Assembleia e mobilização
VÍDEOS
ENQUETE