Esclarecimentos sobre substituição do diretor do Presídio Estadual de Dourados

O Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária do Estado de Mato Grosso do Sul (SINSAP-MS), considerando o posicionamento do Conselho Institucional de Segurança Pública de Dourados (COISED) sobre eventual ingerência Política de Instituições que estariam agindo para retirar do cargo o atual diretor do presídio de Dourados, Joel Rodrigues Ferreira, vem a público esclarecer o seguinte:


O SINSAP MS, sempre pautou suas ações em estrita observância da legalidade, respeitando as decisões soberanas e democráticas deliberadas nas Assembléias da nossa categoria;


O SINSAP MS, todas as vezes que tomou conhecimento de qualquer conduta de servidores que afrontam os princípios da Administração Pública ou pleitos de servidores específicos de uma determinada Unidade Penal, sempre se posicionou no sentido de encaminhar denúncias, reclamações e abaixo-assinados, para as autoridades competentes.


O SINSAP MS, em observância e respeito a nossa estrutura hierárquica, sempre leva esses pleitos ao conhecimento da autoridade competente, que com imparcialidade, critérios técnicos e entendimento jurídico, toma decisões sensatas, equilibradas zelando sempre pela melhor opção para conduzir as nossas Unidades Penais, bem como para prevení-la das mazelas que ao longo dos anos prejudica o crescimento institucional da Agepen.


O SINSAP MS respeita, embora repudia o posicionamento do Conselho Institucional de Segurança Pública de Dourados e enfatiza que o manifesto assinado coletivamente pelos membros do Conselho, certamente caracteriza ingerência política do mesmo, tentando articular a permanência do mencionado Diretor, à qual é Membro e participa das deliberações deste Conselho.


O SINSAP MS, entende que a postura do Conselho Institucional de Segurança Pública de Dourados agiu com parcialidade, pois em nenhum momento considera o posicionamento dos Servidores Penitenciários que trabalham no mencionado Presídio, e há anos clamam por mudanças e esperam uma gestão mais democrática e transparente, que seja capaz de ouvir, dialogar e respeitar a opinião daqueles que diariamente enfrentam enormes adversidades e efetivamente operacionalizam as nossas Unidades Penais.


O SINSAP MS, trata de questões ligadas a classe penitenciária e desconhecia todos os episódios até a publicação da nota veiculada pelo jornal O Progresso, pois em nenhum momento foi chamado pelo Conselho Institucional de Segurança Pública de Dourados para opinar a respeito destes fatos, que considerou “murmúrios” envolvendo esta entidade sindical em falsas afirmações sobre interferência administrativa no “possível” processo de substituição do diretor da PED Joel Rodrigues Ferreira. Portanto rejeitamos todas estas declarações que envolvem o SINSAP MS, entidade séria que atua contra a corrupção e prima por um novo modelo administrativo que respeite os servidores e os entes públicos de modo em geral. 


O SINSAP MS, entende que ninguém é insubstituível e mudanças eventuais, quando necessárias, podem ocorrer. Enfatiza ainda, que, após a promulgação da lei 2518/2002 a exigência para ingressar na carreira Segurança Penitenciária, é de nível Superior. Frisa-se que muitos têm vasta experiência e diplomados com pós-graduação, mestrado e doutorado, ou seja, servidores com alto padrão de formação que podem perfeitamente ocupar diferentes cargos na estrutura hierárquica da AGEPEN, sem comprometer a qualidade dos serviços prestados à sociedade.


O SINSAP MS, está convicto que a AGEPEN vem adotando ações pontuais para a melhoria da política penitenciária com o finalidade de ampliar os índice de egressos recuperados e prontos para o retorno ao convívio social, pois necessário se faz  este Conselho Institucional de Segurança Pública de Dourados dar as mãos e apoiar as decisões da AGEPEN, órgão responsável pela administração penitenciária. Será que o posicionamento deste Conselho em defender veementemente a permanência do Diretor da PED, não se dá, pelo fato do mesmo fazer parte deste colegiado, influenciando politicamente nesta postura adotada pelo Conselho?

Para finalizar, é preciso considerar que a atuação do Sindicato será sempre no sentido de assegurar o interesse da coletividade, somando esforços para garantir avanços e melhorias para a nossa categoria.

 

SINSAP MS

Fonte: presidencia


GALERIA

21 Set 2017
Assembleia e mobilização

Assembleia e mobilização

VÍDEOS

10 Nov 2021
Polícia Penal

ENQUETE

Quais as maiores dificuldades no seu dia a dia enquanto profissional?...




      Resultado