Campo Grande (MS)- É recortando e colando pequenas tiras de jornais, revistas e até tablóides que a artista plástica Antonia Hanemann tem se destacado nos últimos 15 anos pela arte em papel machê. São esses pedacinhos que dão nome à sua mais recente exposição, Fragmentos, que será aberta hoje, 2 de fevereiro, às 18 horas, no Espaço Cultural TV Brasil Pantanal, no Parque dos Poderes.
Fragmentos reúne trabalhos de diversas fases, técnicas e experimentações, e também obras inéditas, dando um panorama da artista nascida em Rio Verde de Mato Grosso, um dos nomes de destaque da arte contemporânea do Estado. Nas produções mais recentes, a artista recorre à técnica artesanal da arte francesa, que dá efeito tridimensional à obra por meio de recortes, colagens e sobreposições de papel. Deste modo, o artesanal torna-se arte no universo feminino e felino de Antonia.
A temática religiosa ganha força em esculturas de santos em papel machê. São obras pequenas, de 20 a 40 centímetros de altura, feitas totalmente em empapelamento. A técnica foi aprimorada na exposição de 2007, intitulada A Massa, em que a artista criou esculturas em grandes tamanhos, como a obra Anjo-mãe, de 1,7 metros, que também está na nova exposição.Com visão lúdica e bem humorada, Antonia Hanemann expõe ainda, obras da série Olhares sobre Campo Grande que percorre, em cores vivas, os lugares simbólicos presentes no imaginário popular do que é ser campo-grandense.
O olhar introspectivo sobre a mulher e seus relacionamentos está presente nas obras, quase todas inéditas. A solidão, sexualidade e paixão são retratadas em preto e branco e colorido, sem muitos detalhes. Mulheres nuas e solitárias, desenhadas a carvão, com seus gatos ou em momentos de felicidade do cotidiano, são representadas em tons alegres, mas que quase se perdem dentro da vastidão do branco que toma a tela. A presença feminina também é ressaltada na série de desenhos em homenagem à escritora Clarice Lispector, uma das maiores influências na obra de Antonia.
(Waldemar Hozano)
Serviço
Abertura da exposição: 2 de fevereiro às 18 horas no Espaço Cultural TV Brasil Pantanal – avenida Desembargador Leão Neto do Carmo s/nº, Parque dos Poderes.
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas.Contatos: Antonia Hanemann – 3321-4485, 8126-0001 antoniahanemann@yahoo.com.br - Luciana Gabas - 3318-3818
(Karen Andrielly)
Fonte: Daniella Soares - Diretora de Comunicação e Intersindical