Nesta manhã (13), durante reunião com membros do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso do Sul (Sinsap), o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, prometeu estabelecer ações para melhorar o trabalho dos servidores. “De imediato, vamos investir em equipamentos, e a Polícia Militar começará a reforçar a entrada e saída dos internos em presídios semiabertos”, revelou Azambuja.
O governador assumiu a defasagem do setor e prometeu tentar recuperar a proporção de agentes para o número de presos. “Em 8 anos, as prisões receberam cerca de 6 mil novos internos, porém o número de agentes continuou o mesmo.. Estamos analisando condições para nivelar estes números. A autorização para um concurso deve sair ainda este ano, mas ainda não posso falar em número de vagas, pois isso depende de recursos a serem analisados”, explicou.
Atualmente são 1473 servidores para cuidar de 13477 presos. Segundo o presidente do Sinsap, André luiz Garcia Santiago, a proporção correta seria de um agente para cada 5 detentos. Um erro apontado pelo governador, quanto ao sistema carcerário, é em relação à responsabilidade do Governo Federal. Para Azambuja, o tráfico internacional de drogas pela fronteira de Mato Grosso do Sul deve ser combatido de forma integrada. “Nosso Estado abriga traficantes de todos os cantos do país. Essa situação já foi repassada para o ministro José Eduardo Cardoso e uma nova reunião deve ocorrer após o carnaval. Queremos estabelecer planos de ações integrados para combater o crime organizado”, revelou. Azambuja garantiu que medidas imediatas serão tomadas para garantir melhores equipamentos para os agentes penitenciários.
Também falou
que a PM passará a reforçar a segurança nos presídios. Quanto ao concurso,
disse que as contratações devem ocorrer de forma gradativa, durante os próximos
4 anos. Outro questionamento da categoria, apontado durante a reunião, foi
quanto à questão salarial. A reposta do governador foi ponderada em relação ao
assunto. “Tivemos uma boa reunião. Todas as reivindicações serão analisadas.
São planos de curto, médio e longo prazo. Vamos criar um fórum permanente para
discutir o assunto. A intenção é a melhoria dos salários e a criação de um
Plano de Cargos e Carreiras para os agentes”, finalizou.
GALERIA
Assembleia e mobilização
VÍDEOS
ENQUETE