Campo Grande (MS) – O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) está precisando de doadores de tipos sanguíneos O e A positivo e O negativo. Embora estas tipagens sejam consideradas, nos casos dos positivos, as mais comuns, nesta época acontece de estarem em falta devido à chegada do frio e das férias, o que reduz significativamente as doações.
Interior
O Hemosul também realiza campanha de doação de sangue e cadastramento de doadores voluntários de medula óssea no próximo sábado (14) no município em Ribas do Rio Pardo. O evento acontece das 8h às 16h, no Posto de Saúde Central, localizado na rua Valdemar Francisco da Silva, 754, bairro Centro.
A expectativa é de coletar 190 bolsas de sangue, meta fácil de ser alcançada no município que tem uma resposta significativa às campanhas de sangue. Na última campanha coletadas 250 bolsas.
Novos critérios
Os critérios para doação são bem conhecidos: estar bem alimentado, trazer um documento oficial com foto, não ingerir bebida alcoólica nas últimas doze horas e estar bem de saúde. De acordo com o Hemosul, mais um critério foi alterado. A partir de hoje (9), o doador deverá pesar no mínimo 55 kg, ao contrário dos 50 kg praticados até então e validados pelo Ministério da Saúde. Esta alteração foi feita para assegurar a saúde do doador.
Em casos, sobretudo de mulheres com peso de 50 kg, havia um alto índice de pessoas que passavam mal, mesmo estando dentro dos critérios requeridos pelo Ministério. A partir de agora, aumenta-se a segurança do doador com a coleta de doadores acima de 55 kg. As bolsas de sangue serão padronizadas em 450 ml, pois em caso de pessoas com menos peso eram coletados cerca de 400 ml.
Mais informações sobre esta alteração ou campanhas pelo telefone 3312-1516, com o Setor de Serviço Social. Agendamento de entrevistas ou informações para divulgação na Comunicação pelo número 3312-1558.(Fonte: Brasiluza Neves / Foto: Edemir Rodrigues)
Fonte: SINSAP/MS