Campo Grande (MS) – As aulas do 28º ciclos de estudos da Rede Nacional de Educação a Distância (Rede EAD) do Ministério da Justiça, tem início no dia 14 de junho. Segundo a Coordenação estadual, cerca de 90% dos profissionais das instituições da Segurança Pública do estado, ou seja, integrantes da Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, Coordenadoria Geral de Perícia, além dos Guardas Municipais estão cadastrados e já fizeram algum curso pela Rede.
As aulas começam no dia 14 de junho, terminando para os cursos com carga horária 40 horas/aulas, no dia 19 de julho; e para os cursos de 60 horas/aulas, em 02 de agosto. Atualmente são disponibilizados na Rede EAD 63 cursos, os quais abordam os mais diversos temas voltados à capacitação continuada dos profissionais Dentre os diversos cursos ofertados alguns se destacam pela procura crescente, dentre esses podemos citar: Direitos Humanos, Inglês 1, Ações para o Controle de Armas, Espanhol 1, Uso Diferenciado da Força, Gerenciamento de Crise e Crimes Ambientais.
“Nossos profissionais conhecem a qualidade dos cursos on-line, não tem dificuldades de acesso ao sistema. O desafio neste momento é poder contar com seriedade e o compromisso dos discentes, do início ao fim desse processo de educação continuada, evitando a evasão”, salienta o Coordenador de Telecentro, Milton Cesar Machado.
Outra orientação repassada pela Coordenadoria de Ensino a Distância é para que os alunos acompanhem a evolução do curso, realizando as atividades propostas semanalmente, a fim de evitar a perda de prazo e acúmulo de tarefas. “O curso on-line trás facilidades, mas é preciso reservar um tempo semanal para se dedicar às tarefas, como a leitura do conteúdo e participação nos fóruns, acompanhando o ritmo da turma”, conclui Machado.
Módulos de Academia
A Rede EAD também é parceira das Secretarias Estaduais de Segurança Pública no apoio aos processos de progressão funcional, por meio dos chamados Módulos de Academia, disponibiliza sua plataforma de ensino a distância para os cursos de promoção, o que garante ao profissional praticidade, acesso rápido e economia ao Estado. Em Mato Grosso do Sul, os módulos de academia foram criados em 2008, com o curso de formação para cabos, e já atenderam, além da Polícia Militar, Polícia Civil, Agepen, Corpo de Bombeiros Militar e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Neste ciclo, os módulos específicos atenderão o Curso de Formação de Cabos, da PM, com 302 alunos, aplicando as disciplinas Mediação de Conflitos, Análise Criminal e Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial; o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos do Corpo de Bombeiros, totalizando 75 alunos, com os temas Atuação policial frente a grupos vulneráveis, Licitação e Contratos e Filosofia dos Direitos Humanos Aplicados a Atuação Policial. E ainda a Guarda Municipal de Campo Grande, com a participação de 210 alunos, nas disciplinas Violência, Criminalidade e Prevenção, Polícia Comunitária e Português Instrumental. Mais informações pelo site www.mj.gov;br/ead
Daniela Moralles
Fonte: Diretoria de Comunicação / SINSAP/MS