Nesta quinta-feira, 04 de junho, os Servidores Penitenciários do Presídio de Segurança Máxima suspenderam por 24 horas os atendimentos na Unidade, sendo liberado aos presos somente o banho de sol.
A adesão ao movimento foi total e contou não só com o apoio dos Servidores da Segurança e Custódia bem como das áreas Operacional e Assistência e Perícia, já que também foram suspensos os atendimentos de psicologia, serviço social e jurídico. Isso prova que podemos, unidos, transformar em realidade nossos anseios.
Os companheiros que estavam de folga e os que estavam saindo do plantão fizeram piquete em frente ao portão de entrada com faixas e cartazes demonstrando nossas reivindicações. A Imprensa deu destaque merecido à paralisação e o saldo foi positivo, pois toda a Sociedade tomou conhecimento da situação caótica vivida pela categoria e a necessidade urgente de melhorias tanto em relação à superlotação e a falta de infra-estrutura da Máxima quanto da falta de efetivo para realizar a segurança.
O SINSAP recebeu várias ligações e foi elogiado nas ruas de Campo Grande pela população e por várias lideranças, uma vez que todos entenderam que o movimento foi genuíno e justo.
Assim como a população entendeu o nosso pedido de socorro e providências, com certeza, o Estado também entendeu as nossas necessidades.
A categoria, agora, está mais do que respaldada para levar suas reivindicações às barras dos tribunais, caso não consiga sensibilizar a Administração Pública e, consequentemente, atingir seus anseios.
Assim, é importante que todos entendam que, caso não consigamos conquistar nenhum progresso junto ao Poder Público para resolver nossa situação, precisaremos fazer um movimento estadual e, para tanto, é imprescindível o apoio de toda a categoria.
Todos nós sabemos das dificuldades pelas quais o Estado atravessa atualmente e não somos indiferentes a essa constatação. Mas temos por obrigação denunciar o caos vivido pelo Sistema Penitenciário e o sucateamento de todas as Unidades Prisionais do Estado. Não podemos admitir que só a MAXIMA reaja perante essa terrível situação. Agora é preciso que toda a Categoria haja unida para que o movimento em prol das Unidades Prisionais tenha força e prospere.
GALERIA
Assembleia e mobilização
VÍDEOS
ENQUETE