A Conferência Estadual de Segurança Pública obteve resultados extremamente positivos sendo que foram escolhidas 21 (vinte e uma) diretrizes para comporem o Caderno de Propostas a ser apresentado na etapa nacional da 1ª Conferência de Segurança Pública.
O esforço e a dedicação tanto dos 12 (doze) companheiros do Sistema Penitenciário do MS quanto dos 02 (dois) colegas do Sistema Penitenciário Federal que lá estiveram presentes contribuíram sobremaneira para que a PEC 308/04 fosse a 3ª diretriz mais votada na Etapa Estadual com 141 (cento e quarenta e um) votos.
Para o SINSAP-MS esta foi mais uma batalha importante na luta pela vitória da proposta já que, num universo de 450 (quatrocentos e cinqüenta) participantes, nossa categoria, contando apenas com 14 (quatorze) pessoas, conseguiu uma votação expressiva. Com certeza, na etapa nacional, nós conseguiremos, com o apoio dos demais Estados, eleger a Polícia Penal como a grande diretriz para o Sistema Penal Brasileiro.
O Presidente do SINSAP-MS, Fernando Anunciação, ficou particularmente feliz e muito emocionado com o ótimo resultado da Conferência, pois, há 05 (cinco) anos, estão sendo despendidos todos os esforços para a aprovação desta proposta que, aliás, é um projeto que sempre contou com sua participação. Várias foram as ações em prol da aprovação da PEC: os dias de luta no Congresso Nacional, a coleta das assinaturas dos Deputados feita pessoalmente e a participação nas diversas reuniões da Comissão Especial. Isso sem falar na grande caravana organizada pelo SINSAP-MS rumo á Brasília para a votação do relatório final com a participação de 50 (cinqüenta) Servidores Penitenciários, que apesar de todo o sofrimento de uma viagem cansativa e sofrida, retornaram satisfeitos porque foram alcançados os objetivos.
Por tudo isso, ver, hoje, a PEC 308/2004 pronta para ser votada no Congresso Nacional e vê-la ser votada como diretriz principal no 6°eixo da CONSEG Estadual, sem dúvida, é muito gratificante e emocionante. É nada mais que a confirmação de que a luta vale a pena e de que toda a categoria pode e deve lutar por seus ideais.
A votação na Conferência teve o apoio do Secretário de Justiça Wantuir Jacini, do ex Ditetor-Presidente, Coronel Vilassanti e do Delegado de Polícia Civil e atual Chefe da DOP, Dr. Luis Ojeda, além do voto de todos os membros da Segurança Pública e Sociedade Civil. Sem dúvida, essa votação maciça demonstra que toda a dedicação e os esforços dispensados valeram à pena.
GALERIA
Assembleia e mobilização
VÍDEOS
ENQUETE