Campo Grande (MS) – Na semana das mães, o Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) e a Hemorrede do Estado convidam toda a população para realizar um gesto de amor: a doação de sangue. Todas as tipagens sanguíneas são bem vindas e a intenção é coletar sangue para manter o estoque de plaquetas, que está baixo.
Conforme a assessoria do Hemosul, as plaquetas só podem ser utilizadas por cinco dias após a coleta do sangue. É por isso que os doadores devem comparecer regularmente. As plaquetas são componentes do sangue fabricados pela medula óssea responsável pela coagulação, ou seja, têm como principal função coibir os sangramentos.
Plaquetas
O sangue contém grande quantidade de plaquetas e parte delas pode ser doada sem causar prejuízo algum à saúde do doador. A doação de plaquetas ajuda muitas pessoas, principalmente as que sofrem de leucemia e outros tipos de câncer.
A forma mais comum de coleta de plaquetas é por meio da doação de sangue. Após a coleta, a bolsa de sangue é encaminhada para o fracionamento, em que é separada em quatro componentes: concentrado de hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado (fatores de coagulação). As plaquetas são armazenadas a uma temperatura de 20 a 24°C, sob agitação constante por três a cinco dias.
Doação
As pessoas interessadas em serem doadoras precisam ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e estar bem alimentadas. Não podem doar sangue pessoas que: tiveram hepatite depois dos dez anos de idade; doença de chagas ou tiveram relações sem o uso de preservativo; pessoas que compartilham seringas no uso de drogas injetáveis, pessoas infectadas pelo HIV (Aids).
O Hemosul está localizado na avenida Fernando Correa da Costa, 1.304, esquina com rua Padre João Cripa. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7 às 17h30, e nos sábados, das 7 às 12 horas. (FONTE: 9/05/2012 | Daniela de Matos Moralles)
Fonte: SINSAP/MS