Aconteceu nesta quinta-feira (30), o lançamento da cartilha de rotinas internas de segurança elaborado pelo Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária (Sinsap). Na ocasião estava presente Superintendente de Políticas Penitenciarias da Secretaria de Justiça e Segurança Publica de Mato Grosso do Sul, Rafael, o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração Penitenciária (Agepen), Ailton Stropa; os diretores de área da Agepen: Reginaldo Regis (Operações); Gilson de Assis Martins (Assistência e Perícia) e Mauro Cézar Levermann (Estabelecimentos Penais; além dos diretores de unidades, chefias de vigilância e servidores.
Foram distribuídas mil cartilhas para as Unidades Penais de todo o Estado. Durante o lançamento o presidente do Sinsap, André Luiz Santiago, falou do objetivo da cartilha. “O nosso objetivo é garantir que as rotinas relacionadas à movimentação de presos, sejam pautadas na estrita observância da legalidade, adotando procedimentos operacionais seguros de modo a preservar a vida e a integridade física dos servidores”, destacou.
O vice-presidente do Sinsap Lourival Mota, ressaltou ainda que a preocupação do Sindicato é que as rotinas sejam cumpridas com segurança. “Não é competência do Sindicato estabelecer rotinas das unidades penais, a nossa preocupação é que essas rotinas sejam cumpridas com segurança”, afirmou Mota.
Durante o evento o diretor-presidente da Agepen elogiou a iniciativa da categoria. “Este informativo é a demonstração do empenho do servidor em desenvolver com qualidade suas funções mesmo sem ter condições adequadas pra isso. Essas medidas dão um direcionamento ao servidor de como deve agir considerando a necessidade e as especificidades da unidade local“, argumentou Stroppa.
Para a agente penitenciária Terezinha a cartilha irá contribuir para o bom andamento nas rotinas diárias. “Esta é uma grande conquista da categoria, acredito que é um marco para os servidores. As medidas mencionadas na cartilha nos darão um norte para um procedimento geral, é claro que se adequando com a realidade de cada unidade”, afirma Terezinha Bortolotto, agente há 11 anos.
A criação do informativo surgiu de uma necessidade apresentada em Assembléia pelos servidores. E foi elaborado com base na lei 4490/2014 e seus anexos, onde está devidamente especificado o conjunto de atribuições dos servidores.
Fonte: Assessoria Imprensa- Karen AndriellyGALERIA
Assembleia e mobilização
VÍDEOS
ENQUETE