O SINSAPP/MS e outros sindicatos que representam categorias do funcionalismo estadual se reuniram, nesta semana, com a deputada estadual Mara Caseiro em busca de apoio para mudança na contribuição dos servidores aposentados para a previdência.
Atualmente, quem recebe acima de um salário mínimo contribui com 14%. A proposta dos sindicatos é que o teto passe de um salário mínimo para cinco - o teto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
A busca por apoio para mudança começou ainda em 2022 e, desde então, vários deputados já receberam o grupo. Além disso, outras agendas já estão sendo articuladas.
“A mudança tem que partir do governador Eduardo Riedel. Estamos buscando apoio dos deputados estaduais para sensibilizar o Executivo sobre a necessidade desta mudança”, explicou o vice-presidente do SINSAPP/MS, Hernandes Alves.
De acordo com o dirigente, já foi feito um estudo para identificar como o tema tem sido tratado em outros estados da Federação. Em 12 estados, a cobrança dos servidores inativos segue o teto do INSS, como querem as entidades sul-mato-grossenses. Em outros 10, o modelo adotado é igual ao de Mato Grosso do Sul, enquanto os demais têm regras diferentes.
Fonte: Comunic.Ativa Assessoria de Imprensa