O Sinsap/MS e lideranças sindicais entregaram, na quinta-feira (4), no fim da tarde, uma solicitação de audiência com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para discutir o índice de revisão geral anual. O documento foi protocolado, na Governadoria, com a presença de diversos presidentes de sindicatos.
O ofício pede ao governador que, em reunião, seja discutido o índice de revisão geral anual, a definição da data base e as perdas salariais do período. A ação foi decidida, na quarta-feira (3), durante reunião do Fórum dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul, realizada no Sindjus (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul).
O Fórum contesta a decisão do governo – de não dar aumento em 2015 – porque entende que os reajustes aplicados, anterior ao ano passado, foram concedidos através de leis aprovadas pelos deputados estaduais e correspondiam, especificamente, aos índices da média inflacionária dos anos de 2013 e 2014. Para Azambuja, o aumento que a categoria conclama foi antecipado, em dezembro de 2014, pelo ex-governador André Puccinelli (PMDB).
Para os sindicatos e associações, os servidores ativos, aposentados e pensionistas vivem um momento delicado por conta do congelamento nos salários. Para o Fórum, a decisão do governador é um contrassenso com a inflação, dos últimos 12 meses, enfrentada pelos trabalhadores. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), este período alcançou a marca de 10,74% de inflação.
O Sinsap esclarece que esta mobilização pleiteando o reajuste salarial anual trata se de uma ação coletiva, que não limita os demais pleitos votados em assembleia.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Cristina LivramentoGALERIA
Assembleia e mobilização
VÍDEOS
ENQUETE