Nesta quarta-feira (8) presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul (Sinsap), André Luiz Santiago assinou um termo de cooperação mútua com a Agencia Estadual de Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul (Agepen) por meio da Escola Penitenciária (Espen) para a realização do curso Básico de Táticas Prisionais.
O Sindicato, que inicialmente havia programado o Curso Básico de Táticas Prisionais, com 120 vagas, em quatro ocasiões, preocupado em dar legalidade e aprimorar sua realização, procurou o Diretor-Presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia e com o diretor da Espen, Vilson Guedes da Silva, firmaram uma parceria que coloca a coordenação do curso sobre responsabilidade da Espen, com o intuito de dar legalidade a capacitação.
O presidente do Sinsap, destaca que o curso que inicialmente seria realizado apenas pelo Sindicato, para contemplar as necessidades dos servidores decidiu torna-lo oficial pela Agepen. “Buscamos a parceria para dar legitimidade e desta forma garantirmos uma qualificação mais criteriosa, para que seja reconhecida pela Agepen e que possa contribuir na promoção funcional do servidor”, ressalta Santiago.
Para o diretor presidente da Agepen, essa parceria entre a autarquia e o sindicato da categoria demonstra que, tanto a administração, como os servidores, estão preocupados com a melhoria da qualificação profissional dos agentes.
A primeira turma do curso acontecerá nos dias 15,16,17,18 e 20. A abertura da capacitação será na Escola Penitenciárias e terá as aulas desenvolvidas na sede do Sinsap, contará ainda com um estágio no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho. Por exigência da Espen, foram estabelecidos melhores critérios como, por exemplo, a carga horaria, que agora ficou distribuída em cinco dias e a exigência de avaliação final.
O diretor da Escola Penitenciária Vilson Guedes da Silva, disse que a Espen aceitou a parceria porque o curso se enquadra dentro das perspectivas que o orgão traçou para os próximos anos e faz um apelo aos diretores de Unidade para que auxiliem os servidores que quiserem se matricular nos cursos, oportunizando, se for o caso, a troca de plantões e ou flexibilização de horários.
O treinamento visa capacitar e preparar os agentes penitenciários para procedimentos diferenciados de segurança nos ambientes de carceragem, a fim de evitar qualquer tipo de risco, motins e violência nesses locais.
O curso será ministrado pelos profissionais da empresa Cetta Internacional, e terá a duração de 40 horas aulas. O investimento da capacitação é de R$ 450.00 por aluno, sendo que para os filiados será cobrado apenas um valor simbólico de R$ 100.00 (cem reais). O Sindicato auxiliará ainda com a hospedagem e alimentação. No caso dos filiados do interior as inscrições serão homologadas considerando a capacidade de hospedagem para homens e mulheres.
Com o intuito de atender o maior número de filiados o curso será disponibilizado também nos meses de agosto, setembro e outubro. A capacitação tem vagas limitadas e os interessados devem entrar em contato no sindicato, por meio do telefone 3325-2401/3325-2291, falar com o Mota.
Fonte: Assessoria de Imprensa- Karen AndriellyGALERIA
Assembleia e mobilização
VÍDEOS
ENQUETE