Levantamento do CNJ indica casos confirmados de servidores e detentos. Sindicato apura denúncias de irregularidades dentro das penitenciárias.
Um levantamento produzido pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), de monitoramento do novo coronavírus no sistema prisional, indica que existem 13.778 casos confirmados no país, com um total de 136 óbitos registrados.
Dos números de casos confirmados, 5.113 são servidores e 8.665 são detentos. Em Mato Grosso do Sul, são 107 infectados no sistema prisional, sendo 28 servidores e 79 detentos. Nenhum óbito foi registrado no Estado.
Os dados apresentados na pesquisa são de março até a última atualização, no dia 20 de julho. Nos últimos 30 dias, o número de óbitos no país cresceu 33,3%. Já de casos confirmados, o aumento foi ainda maior, de 99,3%.
O CNJ também apurou os dados de Covid-19 relacionados ao sistema socioeducativo. No país, o número de casos confirmados são 2.356, sendo 1.740 servidores e 616 adolescentes; 16 servidores morreram.
Em Mato Grosso do Sul, os casos confirmados no sistema socioeducativo são de 12 pessoas, sendo 3 servidores e 9 adolescentes.
• De acordo com dados da Agepen/MS (até dia 23 de julho): são 149 casos confirmados, sendo 31 servidores e 109 detentos.
Irregularidades no Mato Grosso do Sul
O SINSAP/MS (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de MS) também está apurando denúncias de irregularidades dentro do sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul. Algumas denúncias apontam situações de detentos infectados e mantidos em conjunto com os demais. Por enquanto as denúncias são de Aquidauana e Campo Grande.
“Nós estamos muito preocupados com a toda essa situação. Os casos estão aumentando muito aqui no estado. O Sindicato está acompanhando estas informações e estamos cobrando medidas do poder público, tanto da Agepen quanto da Secretaria de Saúde”, ressalta o presidente do SINSAP/MS, André Santiago.
Fonte: .GALERIA
Assembleia e mobilização
VÍDEOS
ENQUETE