O Sinsap/MS (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul) emitiu, pela terceira vez, ofício à Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), demonstrando preocupação sobre a realidade de trabalho dos policiais penais devido ao novo coronavírus.
O ofício foi enviado nesta terça-feira (14), justificado pela situação de insegurança devido ao descumprimento dos protocolos especificados na Nota Informativa Covid-19, expedida pela Secretaria de Estado de Saúde.
Nesse sentido, o Sindicato pede que as recomendações das autoridades de saúde e demais diretrizes sejam inseridas dentro das realidades de trabalho dos profissionais.
As medidas da Nota Informativa 13, atualizada dia 13 de julho, informam que em caso de resultado positivo, o trabalhador deve ser afastado por 14 dias após o início dos sintomas.
A mesma recomendação vale para o teste da pessoa com síndrome gripal que resida no mesmo domicílio do profissional de segurança.
Nos casos de profissionais que tiveram contato com outro trabalhador positivo, é essencial realizar o monitoramento de possíveis sintomas. Neste sentido, o ofício ressalta a importância das medidas serem aprimoradas urgentemente pela Agepen.
O Sindicato encaminhou a situação ao Ministério Público e à Secretaria de Estado de Saúde.
Os protocolos especificados na Nota Informativa Covid-19 pode ser conferido no site: https://www.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/2020/07/Nota-Tecnica-COVID-19-Revis%C3%A3o-13-de-13-07-2020.pdf
GALERIA
Assembleia e mobilização
VÍDEOS
ENQUETE