SINSAPP/MS participou, nesta segunda-feira (5), do ato dos servidores aposentados em frente à Assembleia Legislativa, onde foram abertos os trabalhos da Casa de Leis em 2024. Esta foi a primeira manifestação do grupo neste ano.
Os servidores pedem a revisão do desconto previdenciário. Atualmente, quem recebe acima de um salário mínimo contribui com 14%. A proposta dos sindicatos é que o teto passe de um salário mínimo para cinco - o teto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Um estudo ja apresentado pelo Sindicato aos deputados estaduais, no ano passado, mostra como os outros estados federativos trataram o tema. Em 12 estados, a cobrança dos servidores inativos segue o teto do INSS, como querem as entidades sul-mato-grossenses. Em outros 10, o modelo adotado é igual ao de Mato Grosso do Sul, enquanto os demais têm regras diferentes.
Em alguns estados deles, o governo deu isenção para quem tem problema de saúde comprovado, por exemplo. Uma das sugestões apresentadas é que fosse escalonado o desconto conforme a faixa salarial.
O grupo pede articulação dos deputados estaduais junto ao governo do Estado e apoio à demanda, que tem atingido servidores aposentados de diversas áreas do funcionalismo.
Fonte: Comunic.Ativa Assessoria de Imprensa