O SINSAPP/MS participou, na manhã de hoje, de uma manifestação contra a cobrança previdenciária dos aposentados. O ato aconteceu em frente ao Bioparque Pantanal e reuniu servidores de diversas categorias, entre elas os policiais penais.
O governador Eduardo Riedel, que foi até o local participar de um evento, ouviu os servidores e se comprometeu a recebê-los para ouvir as demandas e estabelecer um diálogo em torno da questão.
Desde o ano passado, o sindicato tem buscado apoio dos deputados estaduais e também conversado com o governador Eduardo Riedel sobre a importância da mudança.
Atualmente, quem recebe acima de um salário mínimo contribui com 14%. A proposta dos sindicatos é que o teto passe de um salário mínimo para cinco - o teto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Já foi feito um estudo para identificar como o tema tem sido tratado em outros estados da Federação. Em 12 estados, a cobrança dos servidores inativos segue o teto do INSS. Em outros 10, o modelo adotado é igual ao de Mato Grosso do Sul. Quatro estados adotam a cobrança acima de três salários mínimos e em um, a partir de R$ 4.306.
Fonte: Comunic.Ativa Assessoria de Imprensa