O SINSAPP/MS e outros sindicatos que representam categorias do funcionalismo estadual se reuniram, nesta semana, com o deputado Pedro Kemp (PT) em busca de apoio para mudança na contribuição dos servidores aposentados para a previdência.
Desde o ano passado, o sindicato tem buscado apoio dos deputados estaduais e também conversado com o governador Eduardo Riedel sobre a importância da mudança. Na próxima semana, o SINSAPP/MS se reúne com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro, para tratar do assunto.
Atualmente, quem recebe acima de um salário mínimo contribui com 14%. A proposta dos sindicatos é que o teto passe de um salário mínimo para cinco - o teto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Já foi feito um estudo para identificar como o tema tem sido tratado em outros estados da Federação. Em 12 estados, a cobrança dos servidores inativos segue o teto do INSS. Em outros 10, o modelo adotado é igual ao de Mato Grosso do Sul.
Quatro estados adotam a cobrança acima de três salários mínimos e em um, a partir de R$ 4.306.
“A situação do servidor público inativo é desleal perante a dos celetistas, que, após a aposentadoria, não têm mais descontos. Estamos buscando deputados para nos apoiar nesta demanda que impacta todo o funcionalismo público do Estado. Nossa intenção é garantir a isenção ou, pelo menos, a redução do desconto”, afirmou o presidente do SINSAPP/MS, André Luiz Santiago.
Fonte: Comunic.Ativa Assessoria de Imprensa