Campo Grande – MS, 02 de julho de 2013.
Ao Excelentíssimo Senhor
André Puccinelli
Governador do Estado de Mato Grosso do Sul.
Excelentíssimo Governador,
Considerando o diálogo que temos junto a governo do Estado; Considerando nossas dificuldades de trabalho, relativas a precariedade quanto a infraestrutura e tecnologia, solicitamos, urgentemente, um novo agendamento para tratarmos de Pessoal. Nossa situação está completamente comprometida por falta de servidores penitenciários, onde a massa carcerária aumenta desenfreadamente, e, com o número de servidores que nos encontramos hoje, nas unidades prisionais apresenta-se muito aquém do necessário.
Pedimos reavaliação do governo, quanto à abertura de concurso público para servidores penitenciários, em caráter de urgência, pois, em visitas às unidades prisionais da capital e do interior temos presenciado uma situação caótica quanto à falta de efetivo. Os plantões nas unidades estão trabalhando no limite de suas condições físicas e emocionais. Muitos apresentando quadro de stress e exaustão, devido à demanda de serviços muito acentuada e quantidade de servidores, por plantão, baixa, podendo prejudicar a qualidade da prestação dos serviços públicos.
Por exemplo, temos unidade com 2.000 (dois) mil detentos, com o quantitativo de 12 servidores num plantão. O risco de morte para os servidores é alto. A possibilidade de fuga, rebeliões e/ou motins é constante, o que leva o servidor ao extremo quanto a sua preocupação no trabalho.
Não temos mais fôlego no dia a dia, uma vez que se esgotam as condições humanas para segurar o sistema penitenciário, para que esta crise não evolua para o pior. Contando com Vosso entendimento e confiando no Estado, agradecemos.
Atenciosamente,
Francisco Américo Sanábria / Presidente - SINSAP/MS
Fonte: Diretoria de Comunicação